A Casa de Actus, leia-se Murilo Amorim e Marcos Simão, um dos lugares mais bonitos e elegantes do Recife, foi a escolhida pelos médicos Cristiana e Eriberto de Queiroz Marques, para festejar o aniversário deste notável oncologista. A Casa de Actus, localizada na Rua do Apolo, faz parte de um casario do fina do século XVIII, formado por quatro pisos de a gente ficar de boca aberta e recheado de peças daqueles colecionadores.
Eriberto e Cristiana (Foto: Fernando Machado)
Evilásia, Edmeia, Eriberto, Eudocilia e Erasmo (Foto: Fernando Machado)
O projeto é do arquiteto Marcos Simão. Na sala principal cai do teto um lustre de Bacarat dando aquele toque de sofisticação. A gente não sabe se olha para as estantes do século XIX, que pertenceram a Livraria Universal, que serve de prateleira com prataria portuguesa e francesa, os biscuits franceses, ao flautista de mármore do século XIX, as pinhas portuguesas ou a deslumbrante imagem de São José.
Cristiana Tavares Marques, Fabiola Farias e Catarina Marques (Foto: Fernando Machado)
Joaquim Branco à côté Rosaline (Foto: Fernando Machado)
A sala principal além do espaço dedicado aos achados arqueológicos portugueses e holandeses daquele bairro, repousa outra imagem de São Joaquim, do século XIX. Também estava no local uma mesa de frios de a gente ficar babando. E nela repousavam vários tipos de queijos, pernil, presunto, salames, Parma, pães torrados, foie gras, geléia e patês. Para fazer o contraponto estava uma jarra de Francisco Brennand com tulipas vermelhas, lírios brancos e copas. A decoração belíssima foi do arquiteto Marcos Simão.
Erasmo Filho, Daniela, Eriberto e Rubem Marques (Foto: Fernando Machado)
Valesca e Humberto Brito (Foto: Fernando Machado)
Recebendo os convidados estavam Cristiana irrepreensível num modelo azul com mix de estampado by Musa e Eriberto, elegantíssimo by Ricardo Almeida. O fundo musical foi com o DJ Morcego. O bufê era de se comer rezando. A pièce de résistance foi um bacalhau New Bourg. Todavia degustamos coquille de Saint Jacques, terrine de salmon, vol au vent de gorgonzola. Tudo isso regado a uísque Johnny Walk Black 12 anos e espumante Rio Sol.
Eriberto com os filhos Felipe, Artur e Eriberto Filho (Foto: Fernando Machado)
Diego Burgos, Marcos Simão, Murilo Amorim e Ulisses Andrade (Foto: Fernando Machado)
A mesa de sobremesas foi responsável para todos esquecessem o regime. A dúvida era ser comeria o Bolo de Souza Leão, receita da avó de Betania e Murilo Amorim, ou Bolo de Rolo. Muita gente preferiu comer os dois. Já era madrugada quando um coral de 70 vozes entoaram os tradicionais parabéns para você. Depois o aniversariante, Eriberto de Queiroz Marques, cortou o bolo (e que bolo) grifado por Mana Asfora. Sem dúvida um encontro que ficou com gostinho de quero mais.